logo


Josef Prado - Revista Isto ÉA Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas, mais conhecida através da sigla internacional BURN (Brazilian UFO Research Network), surgiu da necessidade de trazer ao público a realidade da pesquisa ufológica séria. A BURN foi instituída em Fevereiro de 1998 pelo pesquisador Josef David S. Prado, em caráter oficioso e tem como objetivo principal, a centralização, divulgação de eventos e a transmissão de informações de qualidade que estejam ligados direta ou indiretamente à casuística ufológica.

Originalmente éramos apenas um site, denominado “The Dungeon – Os Mistérios do Mundo” que tinha como objetivo pincipal a exibição de alguns documentos e artigos relacionados com a ufologia. Este serviço funcionava mais num esquema de “hobbie” e tinha sua atualização feita de modo precário.

Com o passar do tempo, houve um aprofundamento de conhecimentos sobre o assunto tratado, ainda que de forma sutil, que possibilitou a aquisição de mais experiência sobre o tema.

Foi criada uma lista de discussão utilizando-se um serviço chamado “ListBot”. A lista servia muito bem aos propósitos e possibilitava calorosas e respeitosas discussões ufológicas, porém, quando o tema “Echelon” foi tratado na referida lista, a mesma foi fechada sem maiores explicações, a única informação que recebemos do pessoal responsável pelo serviço foi a de que: “não fornecemos informações a respeito de listas encerradas”.

Hoje somos um grupo de pesquisadores e possuímos o primeiro portal ufológico totalmente interativo em português, sendo um referencial para o tema na Internet, onde somos também, responsáveis pelo maior fórum ufológico científico em língua portuguesa do mundo.

quemsomos02Nossa equipe ainda é responsável pela edição do Guia de Ufologia SobreSites, o primeiro e único guia ufológico em língua portuguesa existente na internet (e talvez fora dela); pela edição das categorias Astronomia, Ciências Alternativas e Paranormal do Direct Mozila Open Directory Project (dmoz.org), mais conhecido como DMOZ ODP, que é reconhecido como sendo o maior banco de dados de sites catalogados ao redor do mundo. Vale destacar que as informações deste banco de dados são utilizadas por inúmeros sistemas de busca espalhados pelo mundo, como por exemplo: Yahoo!, Google, Netscape Search, AOL Search, AOL Busca entre outros. Sempre que você procurar por “ufologia” ou assuntos relacionados nestes mecanismos de busca, saiba que estará encontrando informações de qualidade, em grande parte, selecionadas por nossa equipe de pesquisadores.

Tudo isto só se tornou uma realidade devido ao trabalho e apoio de diversas pessoas que estiveram conosco nos momentos de dificuldade e de muitas outras que permanecem conosco atualmente.

Apesar do objetivo central da existência da BURN ser a divulgação da pesquisa ufológica séria ao público (leigo e especializado) e à mídia (impressa, radiofônica, televisiva ou eletrônica) da forma mais abrangente possível, expressamos incondicional apoio com os recursos que temos, em todos os casos em que somos procurados, seja indo até o local (quando possível) ou indicando pesquisadores idôneos para que se encarreguem das pesquisas.

quemsomos03Tudo isto só se tornou uma realidade devido ao trabalho e apoio de diversas pessoas que estiveram conosco nos momentos de dificuldade e de muitas outras que permanecem conosco atualmente.

Para conhecer um pouco do trabalho da BURN na mídia, clique aqui.

A Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas tem sua sede em São Bernardo do Campo – SP, com representações no Rio Grande do Sul, Curitiba e Rio de Janeiro e se coloca a disposição para contato de todos através do link “Contate-nos” disponível no menu esquerdo de nosso portal.

Esperamos que você aprecie nosso portal!

Josef David S. Prado
Presidente

Raul Eduardo Jardin Neto
Coordenador do Fórum

Andreia Tschiedel
Coordenadora de Artigos